Vale Viagem x Viagem de Incentivo

Prêmio em viagem conhecido como Vale Viagem (Voucher Viagem) ou Viagem de Incentivo: qual a melhor premiação? Está em dúvida entre as duas opções. Confira as diferenças entre elas e descubra qual é a melhor para sua empresa neste momento.

Enquanto um prêmio em dinheiro é esquecido rapidamente, uma viagem é algo singular por se tratar de uma experiência marcante. Para muitas pessoas, é uma chance única de viver algo diferente do que estão acostumadas, o que traz uma gratificação enorme. Mas poucos sabem realmente os resultados ao presentar colaboradores, fornecedores, clientes etc. Com uma viagem prêmio ou uma viagem de incentivo.

A premiação em forma de viagem colabora para a melhoria da autoestima de indivíduos direta (colaboradores) e indiretamente (parceiros comerciais/fornecedores/clientes) ligados à empresa. Assim, dá motivo de ação para que as metas sejam atingidas e/ou que a parceria prossiga, até mesmo para conseguir ganhar um próximo prêmio. Como as viagens podem ser concedidas a públicos distintos, isso mostra que a empresa valoriza o relacionamento e reconhece a importância dos indivíduos.

Prêmio Viagem (voucher viagem) Quando aplicar?

Podemos colocar com uma forma de recompensa e reconhecimento do trabalho do colaborador, cliente ou fornecedor que, na maioria das vezes, opera no setor comercial, mas não necessariamente. Geralmente é atrelada ao cumprimento de metas, fechamento de um ótimo cliente ou aumento de produtividade. Além de ser uma experiência inesquecível, a viagem prêmio melhora o relacionamento do funcionário dentro da empresa.

Quais as bonificações?

No caso da voucher viagem (vale viagem), trata-se de uma viagem usual, que poderia ser comprada individualmente, mas nesse caso será paga pela empresa e concedida ao premiado. O ganhador pode escolher a data da viagem e, algumas vezes, até mesmo o destino, geralmente dentre opções pré-selecionadas – normalmente entre três ou quatro.

Diferentemente da viagem de incentivo, a viagem prêmio não é feita em grupo. Normalmente, cada ganhador viaja sozinho ou com um acompanhante e fica inteiramente livre para desfrutar como quiser.

É também utilizada para fortalecimento da parceria com clientes e fornecedores, que premiam aqueles que influenciam externa e diretamente nos resultados da empresa.

Viagem de incentivo

Sabemos que o voucher viagem (vale viagem) parte do princípio do reconhecimento, certo? Por sua vez, a viagem de incentivo, além do reconhecimento, também promove motivação e valorização do relacionamento. Isso não se aplica apenas aos colaboradores, mas também aos clientes e parceiros da empresa. Nas campanhas de incentivo, a viagem é o prêmio máximo, sendo a preferida em comparação a prêmios em dinheiro ou produtos. Afinal, ela não somente fica guardada na lembrança, como tem um apelo emocional e oferece uma experiência exclusiva e customizada. É a grande comemoração de um sucesso!

Quando aplicar?

A viagem de incentivo tem data marcada e é feita para um grupo de ganhadores. Para fazer com que cada participante se sinta especial, além do cuidado com a escolha do destino ou destinos, da hospedagem e a entrega de um kit completo, com detalhes do roteiro, mensagem de parabéns e de boas-vindas, a empresa precisa se atentar a outros detalhes que irão surpreender os ganhadores. Ela deve fornecer atendimento diferenciado nos lugares visitados e uma programação com roteiro exclusivo.

Como parte da programação, já imaginou oferecer para os ganhadores um jantar surpreendente preparado por um chef famoso? Ou um tour pelos bastidores de um castelo ou teatro que geralmente não é aberto ao público? Uma visita guiada por um historiador de renome? Um passeio onde os guias estão vestidos como personagens da história do lugar? Chegar a um restaurante dirigindo carros vintage e, literalmente, parar o trânsito?

Quais as bonificações?

Por ser tão marcante na vida das pessoas, a viagem de incentivo acaba sendo uma fonte de melhoria no relacionamento pessoal e profissional.

Naturalmente os colaboradores se sentem mais motivados a atingir os melhores resultados, os parceiros se veêm reconhecidos e os clientes, mais valorizados pela empresa. Já comentamos sobre a relação entre motivação e viagem de incentivo em um post anterior.

Portanto, é preciso prezar pela excelência e qualidade. Somente assim proporcionará uma experiência especial, o que envolve diversas tarefas e exige tempo. Para evitar problemas e até colaborar na redução de custos, a viagem de incentivo é contratada diretamente com agências de viagens comprovadamente especializadas.

Então, qual escolher: voucher viagem ou viagem de incentivo?

Aqui é preciso pensar qual o objetivo principal em oferecer este tipo de premiação.

Mais as duas forma são diferenciais de incentivo comercial, marketing e relacionamento, para melhores resultados de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *