Arraial do Cabo, o caribe brasileiro

A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia. Segure o volante, evite a batida ao avistar o colorido do mar e comece a curtir o espetáculo que é Arraial do Cabo. Será difícil deixar qualquer uma das praias para trás.

Com apenas 160 km² de área, Arraial do Cabo é ideal para quem não deseja grandes deslocamentos. As praias são muito próximas e, com um pouco de disposição, é possível percorrer quase todas elas a pé. E essa é a maior vantagem de Arraial. Não há custos para ser feliz nas praias da cidade. Você não precisará percorrer trilhas perigosas, fazer passeios caríssimos ou alugar lanchas para visitar os pequenos paraísos de Arraial. Até mesmo a Praia do Farol, exceção na facilidade de acesso, não demandará um grande investimento. É destino para quem busca facilidade, mas sem abrir mão do clima de paraíso (muitas vezes, quase deserto). 

O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling.

PRAIAS:

Arraial do Cabo oferece oito praias principais para os visitantes (há algumas grandes, outras bem pequeninas, que costumam sumir na maré alta, como a praia que pode ser visitada a partir da Trilha da Graçinha, no canto direito da Prainha). O número pode ser pequeno, mas, acredite, será difícil deixar cada uma delas. Por isso, escolha uma por dia para ser feliz. Há praias para todo perfil de viajante. Praia com onda, praia piscina, praia lotada, praia deserta, praia com mirante, praia para mergulho, praia pequenina e praia muito comprida. A maior certeza é que não falta praia paradisíaca em Arraial do Cabo.

A grande estrela da cidade é a Praia do Farol. O local vive sob a lenda de ser uma das mais lindas praias do país. E não é para menos. Difícil não se deslumbrar com o tom da água, muito semelhante ao do Caribe, e com a paisagem quase intocada da ilha. A limitação de acesso torna a Praia do Farol ainda mais desejada. São 45 minutos (não é permitido permanecer mais do que isso na praia) de puro deleite. É como ser o desbravador de um cenário dos sonhos. Essa é a única praia de Arraial que pode ser acessada apenas por barco. Mas, acredite, serão 60 reais muito bem investidos. Esse é o único passeio pago para quem deseja percorrer as praias de Arraial.

Vizinhas à Praia do Farol, porém na área do continente, estão duas pequenas praias conhecidas como As Prainhas. As duas se juntam na maré baixa e se tornam uma única porção de areia que faz a felicidade de qualquer apaixonado pelo mar. O trajeto de carro, pelo alto do Pontal do Atalaia, leva à longa escadaria que dá acesso às Prainhas. O visual é um dos mais belos de Arraial. 

Também entre os mais belos cartões postais de Arraial, a Praia do Forno tem acesso por trilha ou barco. A subida é um pouco puxada, mas nada que algumas paradas para os lindos mirantes não dê jeito. A enseada, sempre com diferentes cores de mar, é cercada de muito verde. A água, sempre transparente, é um convite a horas no mar. A praia tem estrutura de quiosques e barraquinhas, mas quem desejar um ambiente mais tranquilo, poderá ir até o final da faixa de areia, onde reina a paz e a tranquilidade dignas de um paraíso à beira-mar. 

Os turistas que passam alguns dias em Arraial poderão também visitar as praias da cidade vizinha, Cabo Frio. Elas são bem mais urbanas e movimentadas, por isso, prepare-se para areias mais cheias. Outra boa opção é seguir até Búzios, onde há mais de 20 opções de praias. Apesar de muito badalada, a cidade sempre oferece uma faixa de areia mais calma. 

Como chegar a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está localizada a 165 km do Rio de Janeiro, na área conhecida como Região dos Lagos, onde também estão as cidades de Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A melhor maneira de chegar a Arraial do Cabo é a partir da cidade do Rio de Janeiro. A viagem de carro tem tempo médio de 2h35.

Se interessou por esse destino ? Nos envie um pedido orçamento para o periodo que voce quer conhecer nosso “Caribe Brasileiro”. Contato no (67) 3312-2500 / 99681-4820 (WhatsApp) ou atendimento@timetour.tur.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *